Bartilotti Produções | Todos os direitos reservados

Morada:

Rua Santa Catarina 36, 3º andar

4000-441 Porto - Portugal


Telefone:

+ 351 917 261 485


Email:

carlos@bartilotti.com

Rider Técnico

  • Facebook Social Icon

Mário Lucio apresenta Funanight

Funaná é o género musical tocado com gaita (acordeão diatónico) e ferrinho (uma barra de ferro em forma de cantoneira raspada por uma faca) - percussão. O género nasceu na Ilha de Santiago, Cabo Verde, por volta do séc. XIX, pela mistura dos cantos de trabalho com a apropriação de novos instrumentos pelos homens livres. É uma música de libido libertina, de vocação libertária, e de energia libertadora. É sinónimo de baile sensual, que lembra a Lambada, o Tango e a Cúmbia, aliás, todas filhas directas do Funaná.
Mário Lúcio gravou o seu disco mais recente com a história do Funaná, desde a sua origem nos campos agrícolas, suas diversas influências das músicas dos Zulu e também das guitarras africanas, especialmente do Congo, Gabão, Nigéria; até a sua influência sobre as raízes do Forró, do Xote e do Xaxado, no Brasil, e do Zydeco, nos EUA (mais precisamente em New Orleans). Músicos de Cuba, África do Sul, Zimbabwe, Estados Unidos e Cabo Verde aportam uma modernidade impressionante ao disco. O disco marca hoje um nova era na música caboverdeana.
No Palco é um show de uma contagiante vivacidade de suingue, alegria e musicalidade africana. O público é imediatamente atraído a cantar em cânone os refrãos e a seguir com o corpo a cadência das músicas. Shows para milhares de pessoas em todo o mundo comprovam a sua potencialidade para diálogos com grandes multidões e sua força sedutora para ouvintes de todos os continentes.